sábado, 29 de agosto de 2009

Temas interessantes de custo e beneficios




Achei muito interessante uma reportagem no Globo Reporter falando sobre Fobia Social, e ão sabia que existia esse tipo de disturbio,andei pesquisando sobre o assunto e vi como é dificil para as pessoas superar isso .

Vou escrever um pouquinho sobre a fobia :

È o excesso de ansiedade ou medo sofrido por certas pessoas quando observadas por terceiros durante o desempenho de alguma tarefa comum como falar, comer, dirigir, escrever, por exemplo; a ponto de impedir ou prejudicar significativamente a realização dessa tarefa.

Os fóbicos sociais sempre sabem que têm algo diferente da maioria das pessoas, mas não sabem que se trata de um transtorno, muito menos que tem tratamento, senão a atitude deles seria diferente.

A partir dos grupos sociais com que convive começa a perceber que é "tímido" demais, é considerado o "bonzinho" do grupo, o que nem sempre condiz com o que se deseja. A partir daí o paciente começa a desconfiar de que sofre algum problema.

Como a ansiedade é sempre uma sensação desagradável costuma levar a pessoa um comportamento direcionado para a resolução do problema. Assim o fóbico social tende a observar as pessoas em volta e percebe que seus sentimentos de vergonha ou temor de ser observado estão exagerados. Se for uma Fobia leve, ele interpretará como timidez, se for grave ele irá buscar ajuda. Quando não o faz começa a aceitar-se com é, gerando sentimentos de inferioridade e submissão. O fóbico social sempre reconhece seu valor e sua capacidade, sabe que é tão bom ou até melhor em certas funções que seus colegas, mas na hora de manifestar sua idéia é incompetente, prejudiando sua imagem. Com o tempo passa a não manifestar-se nem pelo que é justo, apenas a aceitar o que é determinado ou imposto.

A Fobia Social começa de forma muito discreta, dificilmente os pacientes apontam uma data ou evento a partir de quando começou, ao contrário do Transtorno do Pânico. Isto na maioria das vezes ocorre no início da idade adulta, quanto a personalidade e os traços de comportamento estão em fase final de consolidação. Talvez por isso muitos fóbicos sociais tendem a achar que seu problema é algo que faz parte de "seu jeito de ser", ou de sua personalidade. Não há unanimidade quanto diferença de incidência por sexo. Alguns estudos apontaram uma predominância no sexo masculino mas isto não foi sempre confirmado, de maneira que ainda não há uma posição definida.

enfim, se você tem alguns sintomas citados acima ;é sempre recomendavel procurar um profissinal..

1 Comentários:

Blogger Súh disse...

Heeeeeeeeeeyy!!

Acho que eu tenho Fobia Social!! o_O

31 de agosto de 2009 18:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial